4a Conferência Estadual de Cultura do Ceará

Sobre a 4ª Conferência

 

Rica em diversidade de vozes e ampla participação dos municípios de todas as macrorregiões cearenses, a 4ª Conferência Estadual de Cultura (4ª CEC) demarca um importante momento de encontros, debates e reflexões sobre a política cultural a curto, médio e longo prazo. Realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará, juntamente com o Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro no SESC Iparana, a 4ª CEC se consolidou como um espaço democrático de forte participação social e com maior abrangência até então. 

 

Com a presença de representantes de 97% dos municípios cearenses, a 4ª CEC contemplou aspectos territoriais e identitários —  indígenas, quilombolas, povos de terreiro, cultura campesina, cultura periférica, pessoas negras, pessoas trans e pessoas com deficiência. Outro destaque relevante foi a realização de 26 Encontros Setoriais — maior número de Encontros do país, confirmado pelo Ministério da Cultura —  que possibilitaram a ampliação e legitimação das categorias e linguagens representadas, em nível estadual.

 

Foram três dias intensos de trocas, debates e votações para garantir representações das 14 macrorregiões tanto da sociedade civil, quanto do poder público. Mais de 600 pessoas estiveram presentes, 2.994 propostas foram discutidas em 24 grupos — fruto de um trabalho de mobilização histórico, em que o Estado do Ceará despontou nacionalmente no número de Conferências Municipais realizadas. Deste montante, 63 pessoas delegadas foram eleitas e 14 propostas escolhidas para representar o Ceará na 4ª Conferência Nacional de Cultura que ocorre em março de 2024, em Brasília. Desse total, 18 pessoas foram eleitas pelas setoriais, sendo 17 da sociedade civil e uma do poder público. Além disso, as contribuições realizadas durante a Conferência serão utilizadas no Plano Estadual de Cultura do Ceará.

 

A coordenadora geral da 4ª CEC, Selma Santiago, ressalta a abrangência histórica do encontro. “Nesta Conferência, alcançamos uma grande expressividade do campo cultural cearense que elegeu, por decisão da plenária, pessoas delegadas que representam os diversos segmentos, linguagens artísticas, territórios e todas as macrorregiões do Ceará. Podemos ter o orgulho de dizer que todo o Ceará estará presente, com o número máximo de pessoas por delegação a participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília”.

 

Passados 10 anos da última conferência de cultura, a 4ª CEC se constituiu como espaço democrático, de debate, escuta, síntese em busca de consensos e votação para tomada de posições que apontaram os caminhos a serem seguidos pelas políticas culturais estaduais e federais.